Nossos Professores
Daniel Goleman
Chao Lung Wen
Guilherme Kolberg
Márcia Makdisse
Barbara Letícia Mayer
Eduardo Carmello
Paula Fadul
Gisele Alsina Nader Bastos
Daniela Teles
Silvana Camilotti de Souza
Nancy Yamauchi
Kelly Cristina Rodrigues
Ana Paula Santin Bertoni
Audrey Rippel
Angela Zerbielli
Gilvane Lolato
Renato Gregório
José Antônio Cirino
Salvador Gullo Neto
Andrea Prestes
Luciano Eifler
Gileno Ferraz
Marcelo Boeger
Disciplinas do Curso
Avaliações de Recuperação
Resumo
Conteúdo
Módulo 01: Customer Success (CS) e Customer Experience (CX)
Resumo
Contextualizar e estudar o Customer Success (SC) e o Customer Experience (CE) na área da saúde, compreendendo o conjunto de percepções e impressões do paciente a partir da sua experiência no serviço de saúde, visando, com isso, qualificar os processos da organização a fim de proporcionar a satisfação do paciente.
Conteúdo
- Aula 01 - Customer Experience: Gestão da Experiência do Cliente | Guilherme Kolberg
- Aula 02 - Valor Gerado do Produto ou Serviço para o Usuário Final | Daniela Teles
- Aula 03 - Como Colocar em Prática os Modelos | Silvana Camilotti
- Aula 04 - Customer Sucess Manager (CSM) na área da Saúde | Gilvane Lolato
Módulo 02: Experiência do Paciente
Resumo
Analisar e problematizar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam na experiência do paciente quando da sua passagem pelo serviço de saúde, desde o primeiro contato até o momento da alta hospitalar, ao passo que todos esses fatores são responsáveis por construir a percepção do cuidado por parte do usuário do serviço.
Conteúdo
- Aula 01 - Compreender a Experiência do Paciente | Kelly Cristina Rodrigues
- Aula 02 - Geração de Valor em Saúde | Gisele Alsina Nader Bastos
- Aula 03 - Como Coletar a Experiência do Paciente para Redesenhar os Processos | Nancy Yamauchi
- Aula 04 - Enfermagem e os Cuidados com Idosos | Bárbara Letícia Dudel Mayer
Módulo 03: Jornada do Paciente
Resumo
Compreender e estudar a “Jornada do Paciente”, a partir de todas as interações deste com os setores e profissionais envolvidos no atendimento.
Conteúdo
- Aula 01 - Perspectiva Médica e Perspectiva do Paciente: Oportunidade e Desafios | Ana Paula Santin Bertoni
- Aula 02 - Experiência do Paciente na Trajetória do Paciente | Ângela Zerbielli
- Aula 03 - Experiência do Paciente no Acesso nas Organizações de Saúde | Audrey Rippel
- Aula 04 - Experiência do Paciente nas Interações | Gilvane Lolato
Módulo 04: CRM, Métricas e Gestão da Experiência do Paciente
Resumo
Cuidar do paciente de forma humanizada é (ou deveria ser) o objetivo de todo o profissional de saúde. Partindo dessa premissa, tem-se que cada vez mais necessária é a criação de métricas para gerir esse processo de experiência do paciente dentro do serviço. Para tanto, identificar os pontos de melhoria e traçar um diagnóstico do serviço é o ponto de partida para a definição das métricas e das ações necessárias à qualificação dos processos do serviço de saúde, a fim de propiciar a melhor experiência para o paciente.
Conteúdo
- Aula 01 - Integrar Resultados da Experiência do Paciente com a Assistência e os Processos | Salvador Gullo Neto
- Aula 02 - Fundamentos da Comunicação e Saúde | José Antônio Cirino
- Aula 03 - CRM, Métricas e Gestão da Experiência do Paciente | Andrea Prestes
- Aula 04 - Métricas para Gestão da Experiência do Paciente | Renato Gregório
- Aula 05 - Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) | Paula Fadul
Módulo 05: Telemedicina: Nova experiência para Médicos e Pacientes
Resumo
Contextualizar e compreender os preceitos e os desafios da telemedicina, sob a ótica da experiência do paciente e dos profissionais de saúde, proporciona agilidade e precisão na tomada de decisões, aproximando as pessoas e eliminando as barreiras. Assim, dominar o uso dessa tecnologia, seu funcionamento, suas vantagens e aplicações auxiliam o profissional de saúde a prestar um atendimento mais preciso e humanizado ao paciente que busca o serviço de saúde.
Conteúdo
- Aula 01 - Telemedicina | Chao Lung Wen
- Aula 02 - Telemedicina: conceitos básicos e implementação | Ana Paula Santin Bertoni
- Aula 03 - Interoperabilidade (robótica, IoMT, cloud, apps,) | Luciano Silveira Eifler
- Aula 04 - Infraestrutura Necessária para a Telemedicina | Gileno Ferraz
Módulo 06: Tecnologia e Inovação Aplicada à Experiência do Paciente
Resumo
Estar atento às novas tecnologias e pensar de forma inovadora significa encontrar soluções criativas e disruptivas para problemas já conhecidos. A tecnologia propicia a concretude de ideias inovadoras, as quais geram novas formas de pensar o atendimento e a melhor experiência do paciente dentro do serviço.
Conteúdo
- Aula 01 - Experiências na Utilização da Tecnologia para a Experiência do Paciente | Rose Miranda
- Aula 02 - A implementação da Telemedicina RNDS, Data Lake e uso da Inteligência Artificial | Ana Paula Santin
- Aula 03 - A Transformação Digital e o Impacto na Experiência do Paciente | Marcelo Boeger
- Aula 04 - Visão e Estratégias da Indústria de Materiais Médicos | Fabrício de Paula Campolina
- Aula 05 - Transformação Digital na Saúde | Fabrício de Paula Campolina
Módulo 07: Design Thinking
Resumo
Design thinking, em tradução livre, significa “pensar fora da caixa”. Tal postura é requisito indispensável nos dias atuais dada a complexidade das relações humanas na contemporaneidade. Nesse sentido, pensar de forma criativa e inovadora às demandas inerentes à área da saúde é o melhor caminho para a resolução de problemas que se apresentam.
Conteúdo
- Aula 01 - Design Thinking Aplicado à Saúde | Eduardo Carmello
- Aula 02 - Como o Design Thinking pode Auxiliar e Melhorar a Experiência do Paciente | Marilia Melo Damasceno
- Aula 03 - Implementação do Design Thinking com foco na experiência do paciente | Ana Líria de Souza
Módulo 08: Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos na Experiência do Paciente
Resumo
Contextualizar e estudar os impactos e os desafios gerados pela Lei Geral de Proteção de Dados nos serviços de saúde. Por apresentarem caráter íntimo e relacionado a vida privado do usuário, os dados coletados nos serviços de saúde públicos ou privados, são categorizados como dados sensíveis, o que exige dos profissionais de saúde capacitação específica para o tratamento e manejo dessas informações. Devidos a esses motivos, a área da saúde tem sido uma das áreas mais impactadas pela LGPD.
Conteúdo
- Aula 01 - Compreender o impacto da LGPD na Experiência do Paciente | Silvio Guidi
- Aula 02 - Conceito de Dado Pessoal | Antônio Barreto Menezes Cordeiro
- Aula 03 - Modelos de regulação da proteção de dados | Antônio Barreto Menezes Cordeiro
- Aula 04 - Proteção de dados e inteligência artificial | Caio Machado
- Aula 05 - Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos na Experiência do Paciente | Patricia Peck
Módulo 09: Direito do Consumidor aplicado ao Paciente
Resumo
Estudar e compreender o paciente enquanto consumidor de um serviço, a partir da compreensão dos seus direitos e deveres, conforme previsto pela legislação vigente.
Conteúdo
- Aula 01 - Apresentar e compreender o Direito do Consumidor aplicado ao Paciente | Silvio Guidi
- Aula 02 - O Direito do Consumidor Aplicado na Prática e com Foco em Melhorar a Experiência do Paciente | Silvana Camilotti de Souza
- Aula 03 - Como Produzir Conteúdos em Saúde que Engajem seu Público e seus Clientes | Theo Ruprecht
Módulo 10: Soft Skills para Profissionais da Saúde otimizarem a experiência do Paciente
Resumo
As Soft Skills são definidas como competências relacionadas à inteligência emocional. Transportando esse conceito para a área da saúde, temos que habilidades como criatividade, persuasão, trabalho colaborativo, capacidade de adaptação e gestão de tempo são competências indispensáveis para o profissional de saúde contemporâneo, as quais complementam as competências técnicas (hard skills), no sentido de otimizar a experiência do paciente no serviço hospitalar.
Conteúdo
- Aula 01 - Desenvolver Competências Profissionais para Trabalhar e Melhorar a Experiência dos Pacientes | Fabrizio Rosso
- Aula 02 - Compreender como Otimizar a Experiência do Paciente | Faiga Marques
- Aula 03 - Gestão de Conflitos, Comunicação não-Violenta com Foco na Experiência do Paciente | Rose Helen Shimabuku
- Aula 04 - Melhorias a partir da Experiência do Paciente | Gilvane Lolato
- Aula 05- Sistemas de Saúde Baseados em Valor | Márcia Regina Pinho Makdisse
- Aula 06 - Inteligência Emocional | Daniel Goleman
Lives
Resumo
Conteúdo
- Live 01 - Entrega de Valor em Saúde através do Design Thinking
- Live 02 - Gestão e Envolvimento do Corpo Clínico
Documentos
Guia do aluno
Neste documento você consegue tirar as principais dúvidas sobre a sua nova pós-graduação em Gestão da Experiência do Paciente
baixar guiaCronograma
Clique no botão abaixo para acessar o currículo do curso de pós-graduação em Gestão da Experiência do Paciente
baixar CronogramaCertificado
Baixe o exemplo de certificado e visualize como será o seu currículo e a transformação da sua carreira após os 12 meses de curso
baixar CertificadoPerguntas Frequentes
Matrícula
Como realizar a minha matrícula?
Para realizar a sua matrícula, basta clicar no botão “matricule-se” nesta página. A efetivação da sua vaga se dará a partir do pagamento do valor integral do curso (se for pagamento à vista) ou da primeira parcela (se for pagamento parcelado). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário.
Preciso ser formado em Medicina para me matricular na Pós?
NÃO! Exceto para o curso de NUTROLOGIA, que a formação em Medicina é pré-requisito.
As especializações da Faculdade Unimed são voltadas para qualquer profissional da Saúde. O público alvo é: enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, pesquisadores e profissionais que trabalham em gestão de consultórios ou hospitais. Além disso, qualquer graduado que tenha interesse em se desenvolver no segmento, mesmo não sendo da área da saúde, também pode se matricular.
Sobre o Curso
Por que estudar na Faculdade Unimed?
A Faculdade Unimed vem se consolidando como referência nacional em ensino superior de saúde. Somos pioneiros em educação para o Sistema Unimed - o maior sistema de cooperativas do mundo -, e nossa formação é focada na excelência. Acreditamos no conhecimento como ferramenta para transformar o mundo, capaz de proporcionar às pessoas novas possibilidades e perspectivas de ir além. O conhecimento impulsiona, abre caminhos, orienta para novas oportunidades, para um olhar diferenciado sobre o mundo e as coisas que nos rodeiam. A Faculdade Unimed fornece ferramentas e conhecimento para você ir mais longe.
Qual é a duração e a carga horária do curso?
O curso possui duração de 12 meses e uma carga horária total de 360 horas.
O curso é reconhecido pelo MEC?
Para oferta de cursos de Pós não precisamos de autorização ou reconhecimento de curso. A Faculdade Unimed hoje é credenciada para oferta de cursos presenciais pela Portaria MEC 909, de 17 de agosto de 2016 publicada no Diário Oficial da União em 18 de agosto de 2016, Seção 1, página 23, e credenciada para a oferta de cursos EAD pela Portaria MEC 2024, de 21 de novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 25 de novembro de 2019, Seção 1, página 32.
Qual é o nível de qualificação dos professores?
O corpo docente é formado por profissionais de alta competência acadêmica, Doutores, Mestres e Especialistas, com ampla experiência no setor da Saúde.